Dia 14 de novembro foi publicado o resultado provisório do edital Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais e o LAPEDUH sob a coordenação da professora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt ficou em primeiro lugar! Confira aqui o resultados
- “Milhares de militares do exército, marinha e aeronáutica, aviões caças, helicópteros, pelo continente, navios fazendo ronda na costa oceânica, centenas de agricultores presos, alguns deles interrogados sob tortura, em um cenário de bombardeio com bombas incendiárias de napalm. Talvez essa descrição remeta a guerra do Vietnã, ou mesmo as imagens de filmes famosos como “Platoon” (filme dirigido por Oliver Stone, lançado em 1986). Porém, guardadas as proporções, essa atmosfera pode ser reconstruída a partir de um conflito que ocorreu no Brasil, na década de 1970. Trata-se da “Operação Registro”, efetivada sob coordenação do II exército brasileiro, na região do Vale do Ribeira, que fica a 200 quilômetros a leste de São Paulo e 290 quilômetros a noroeste de Curitiba.” (trecho do projeto contemplado)
A proposta intitulada “Indígenas, quilombolas e napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira” , se relaciona ao levantamento histórico de elementos relacionados a “operação Registro” como um conflito efetivado no ano de 1970 na região do Vale do Ribeira, em plena Ditadura, em plena Guerra Fria, com a utilização de bombas de Napalm, em ataques e treinamentos de militares contra pouco mais de uma dezena de militantes contrários a ditadura civil-militar. Essa proposta pretende auxiliar no processo de desesquecimento, ao produzir materiais sobre a história desse conflito.
A equipe do LAPEDUH aguarda o resultado final para poder iniciar aos trabalhos. Depois da pesquisa haverá uma etapa relacionada a produção de materiais específicos para a utilização em relações de ensino e aprendizagem históricas.