lapeduh – ufpr

Início » Uncategorized » Nota de repúdio a prisão de Euzébio Carvalho e estudantes da Universidade Estadual de Goiás

Nota de repúdio a prisão de Euzébio Carvalho e estudantes da Universidade Estadual de Goiás

No dia 01 de novembro, a Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, foi ocupada, por volta das 22:30, por seus estudantes em manifestação contra a PEC 241, agora chamada, no Senado, PEC 55.

Segundo o relato de uma aluna que estava ocupando a unidade, a Polícia Militar chegou à ocupação, durante a realização da primeira Assembleia de organização. O professor Euzebio Carvalho, professor da unidade e presidente da Associação Nacional de História-seção Goiás, perguntou aos alunos se eles gostariam que ele ficasse na unidade em apoio aos estudantes.

Os estudantes, sentindo-se mais protegidos com sua presença, disseram que sim, e o professor permaneceu no local acompanhando a manifestação dos estudantes. A Polícia Militar, então, invadiu o local, arrebentando o cadeado, e afirmou que os alunos e professores seriam levados à delegacia. Liberados por volta das 03h do dia 02 de novembro sem saberem que tipo de crime teriam cometido.

Nós, do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH – UFPR) repudiamos a ação da polícia militar do estado de Goiás. O professor Euzébio e seus alunos estavam exercendo um direito constitucional e ao arrepio da lei foram detidos.

Em tempos de arbitrariedades é preciso toda forma de solidariedade para que não nos tirem direitos!

#todoapoioasocupações

#foraPEC241(PEC 55)

#foraMP746

Comentários

Categorias