lapeduh – ufpr

Início » Uncategorized » Mesa-redonda – ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA: DISCIPLINA MILITAR OU FORMAÇÃO HUMANISTA?

Mesa-redonda – ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA: DISCIPLINA MILITAR OU FORMAÇÃO HUMANISTA?

DIA 02 NO IFPR OCORRERÁ UMA MESA-REDONDA SOBRE O TEMA “ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA: DISCIPLINA MILITAR OU FORMAÇÃO HUMANISTA?”

cartaz bildung no IFPR

A crescente militarização de escolas públicas em diferentes estados do país tem causado discussões em âmbito nacional e internacional. Atentos a esse debate, uma parceria do Projeto Bildung (IFPR) e do Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica (LAPEDUH – UFPR) lançam uma nova provocativa para refletir junto à sociedade.  A mesa-redonda será composta  pelos seguintes convidados:

 

Estevão Chaves de Rezende Martins – Doutor em Filosofia e História, Professor da UnB;

Rafael Saddi Teixeira – Doutor em História, Prof. da UFG;

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt – Doutora em História, Professora da UFPR.

O “Projeto Bildung: Ciclo de Humanidades”, foi desenvolvido pelo IFPR câmpus Curitiba, em parceria com o Goethe-Institut – Curitiba (2014) e Fundação Cultural de Curitiba (2015), tem por objetivo promover a “Formação” [Bildung] no âmbito da iniciativa pública, com participação irrestrita da comunidade curitibana. Por “Formação” [Bildung] entende-se o ideal Renascentista italiano e Romântico-Idealista alemão de um Humanismo calcado na concepção de “Autocultivo de si” [Bildung]. No âmbito acadêmico, o conceito de “Formação” implica na abordagem do conhecimento humano como sendo uma tarefa em perene construção.
Nessa edição o evento ocorrerá em parceria com LAPEDUH – UFPR e possui como público-alvo os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Professores e Técnicos Administrativos do IFPR, e o público de acadêmicos e professores que participam dos eventos organizados pelo LAPEDUH. Serão fornecidos certificados para os professores, técnicos e acadêmicos.  Outras informações na página https://projetobildung.wordpress.com/
Ajude-nos a divulgar nas redes sociais

Deixe um comentário

Comentários

Categorias