lapeduh – ufpr

Início » 2020

Arquivo anual: 2020

I Webinário Internacional: Práticas de Educação Histórica

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020 o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH-UFPR) promove o I Webinário Internacional: Práticas de Educação Histórica, com conferências disponibilizadas em seu canal no YouTube.

Convidamos a tod@s a participarem conosco!

*Lives no Horário de Brasília.

PROGRAMAÇÃO:

23/11

Abertura: Por que um Webinário Internacional de Práticas de Educação Histórica? (17h30): https://youtu.be/eNRdlgAiAjI

Conferência de Abertura: Profª. Dra. Isabel Barca (Universidade do Porto (18h30): https://youtu.be/7DiYz4iyUh8

24/11

Profª. Dra. Marlene Cainelli (Universidade Estadual de Londrina) (19h): https://youtu.be/JWz-iTNYHZ8

25/11

Prof. Dr. Estevão Martins (Universidade de Brasília) (19h): https://youtu.be/FyIOwCXWzBg

26/11

Prof. Dr. Alois Ecker (Universidade de Graz – Áustria) (19h): https://youtu.be/g71m1j3Qloo

27/11

Prof. Dr. Pedro Miralles Martínez (Universidade de Murcia) (19h): https://youtu.be/SSRaHx884u8:

Encerramento: Conferência da Profª Dra. Maria Auxiliadora Schmidt (Universidade Federal do Paraná) (20h30): https://youtu.be/3h3PuPJ1gts

X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano – participação poderá ser virtual

Fonte: site do evento

Organizado por el grupo de investigación DICSO, el simposio se realizará los días 20, 21 y 22 de mayo de 2021 en la Universidad de Murcia. Sigue la trayectoria de trabajo iniciada por el grupo DHiGeCS en 2001 y cuenta con la colaboración de diversas universidades de ámbito internacional, especialmente iberoamericano. Con este simposio queremos crear un foro de discusión sobre los retos a los que se enfenta la enseñanza de las ciencias sociales.

En esta edición, además, queremos dar homenaje a la trayectoria académica del profesor Ramón López Facal, por su gran aportación a esta área de conocimiento.

Presentamos dos novedades con respecto a las ediciones anteriores:

1. Además de comunicaciones orales, se podrán proponer workshops específicos que encajen dentro de las líneas temáticas del simposio. El workshop que se proponga debe tener de 4-6 comunicaciones.

2. Tanto las comunicaciones orales como los workshops que agrupen varias comunicaciones podrán presentarse de forma VIRTUAL. 

Mais informações clique na imagem.

Oficinas de Educação Histórica on-line

Cartaz oficinasO Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, está promovendo um curso online e totalmente gratuito para professores de História! As oficinas são organizadas com o objetivo de ampliar o alcance da Educação Histórica numa formação continuada que pretende valorizar os professores como pesquisadores e produtores de conhecimento.

Link de inscrição: https://forms.gle/Y3XcqFhVdRUqsBg38

 

O Historiador Jörn Rüsen é homenageado na Alemanha

RüsenO historiador Jörn Rüsen foi homenageado com a Cruz do Mérito Federal da Alemanha pela relevância de sua trajetória cultural em âmbito  nacional e internacional e porque  pesquisou a influência da consciência histórica e do ensino de história na coexistência social e humana, instituindo o conceito de “cultura histórica” na pesquisa. Seu compromisso social e científico de longa data, bem como suas pesquisas no campo da teoria da história e da didática da história foram agora homenageadas com o prêmio federal.

A prefeita Gabriela Schäfer entregou o prêmio da Cruz do Mérito Federal ao historiador Jörn Rüsen  na prefeitura de Bochum (Alemanha) em 22 de julho de 2020.

(Foto André Grabowski/Cidade de Bochum).

Livro Competências do Pensamento Histórico – Coleção Educação Histórica, v. 2

Capa livro Competências O segundo volume da coleção Educação Histórica apresenta uma série de reflexões relacionadas ao debate contemporâneo acerca da especificidade do pensamento histórico. Atualmente, nas discussões sobre reformas curriculares e produção de manuais didáticos, a questão do desenvolvimento de competências do pensamento, atrelada a proposição de metas de aprendizagem, tem sido uma constante. Em países como Espanha e Portugal, para citar alguns exemplos, o conceito de competências recebe uma qualidade própria, sendo apresentado como “competências propriamente históricas”, ou “competências do pensamento histórico”. Assim, a abordagem teórica e prática do significado do “pensamento histórico” para o ensino e aprendizagem da História é pertinente e necessária.

Para mais informações clique aqui